Investidor Defensivo e Investidor de Risco

Acesse aqui o novo site D’Uó!

Há quatro anos iniciava um blog chamado Blog d’Uó! (blog do Uorrem Bife). O objetivo inicial era escrever sobre investimentos financeiros. O próprio nome do blog veio de uma brincadeira com o nome do mega investidor Warren Buffett. Porém, o tempo passou e os assuntos tratados no blog tornaram-se mais amplos.

Em função da diversificação dos assuntos discutidos e também objetivando usar uma plataforma mais avançada de postagem, estou agora iniciando este novo blog. O tema financeiro talvez continue sendo o mais frequente por aqui mas agora me sindo mais livre para escrever sobre outros assuntos que me interessam.

Neste primeiro post darei continuidade à série Blogueiros Notáveis criada no blog antigo e destacarei dois blogueiros que fazem parte da blogosfera financeira…

Investidor Defensivo

Investidor Defensivo foi o primeiro blog da blogsfera de finanças que tive contato. Lembro-me que na época estava meio perdido em relação  à estruturação de uma carteira de investimento em ações e, pesquisando na internet sobre este tema, me deparei com o seu blog. Abaixo uma postagem do período em que conheci o seu blog…

investimento-defensivo-2012

Postagem do Investidor Defensivo – Dezembro de 2012

Naquela ocasião, através do blog do Investidor Defensivo, tive contato com outros blogs da blogosfera e aos poucos comecei a interagir com o pessoal até que criei o meu próprio blog focado em investimentos. Daquela época para cá a comunidade cresceu bastante, alguns colegas abandonaram os blogs, porém novos membros aparecem a cada semana.

O Investidor Defensivo já foi mais atuante no passado. Hoje suas postagens resumem-se aos famosos fechamentos mensais – postagens mais recorrentes dos membros da blogosfera. Digamos que ele já entrou no ‘piloto automático’ dos investimentos e não se preocupa mais em ficar divagando sobre este assunto na internet.

Abaixo a postagem mais recente do Defensivo. Veja que o seus estilo não mudou muito em relação à postagem de dezembro de 2012. A não ser pelas mudanças nos ativos da carteira, que diga-se de passagem é uma carteira bem robusta formada por alguns dos ativos mais fortes do mercado.

investimento-defensivo-2016

Postagem do Investidor Defensivo – Julho de 2016

Com esta carteira o Defensivo está dando um baile no IBOV e é dele uma das maiores rentabilidades do ano. Deixo aqui os meus parabéns e sinceros agradecimentos por ter sido uma das minhas portas de entrada para este fascinante mundos dos investimentos. Tamo junto!

Investidor de Risco

Também faço questão de destacar aqui o blog do colega Investidor de Risco. Este blog é sem dúvida a nossa referência em termos de investimento em Tesouro Direto na blogosfera de finanças. Para quem não conhece sugiro navegar pelo Painel do Tesouro Direto.

Uma das seções que mais uso é a do Tesouro IPCA (NTN-B Principal). Lá eu encontro as taxas atualizadas e gráficos muito úteis de “Cotação x Valor Nominal”, “Taxa de Juros”, “Taxa + IPCA x DI Futuro x Selic” e “Spread (Taxa + IPCA – Selic)”.

investimento-de-risco-tesouro-direto

Painel do Tesouro Direto do Blog Investidor de Risco

Outro painel muito interessante do blog Investidor de Risco é o de Grandes Crises Mundiais. Ele fez um trabalho muito interessante de compilação das maiores crises econômicas que o mundo moderno já presenciou. É uma leitura obrigatória para quem se interessa pelo tema.

investimento-de-risco-crises-mundiais

Painel do Grandes Crises Mundiais do Blog Investidor de Risco

O blog do Investidor de Risco também tem outros painéis como de FIIs e Inflação do Brasil que valem a pena ser consultados. Fico muito satisfeito em divulgar os blogs dos colegas pois sei que dá muito trabalho publicar informação de qualidade. E a maior retribuição que podemos ter é o saber que o trabalho realizado está sendo útil para outras pessoas.

Grande abraço!

4 comentários em “Investidor Defensivo e Investidor de Risco

  1. Grande Abaco,

    Ficando bacana o negócio por aqui … realmente .. o investidor defensivo não faz muitos posts, análise, mas a carteira do cara é muito bem montada, tem vários ativos que o cara carrega desde 2012..

    Não conhecia o investidor de risco, vou dar uma olhada no blog.

    Valeu pelas indicações!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Uó!
    Não sabia que meu blog foi sua referência inicial para investimentos!
    Que bom que foi útil para vc!
    Realmente não ando postando artigos.Mas não deixo de fazer pelo menos o post mensal. É uma disciplina que pretendo manter sem prazo de acabar!
    Saiba que eu também acompanho o seu blog!
    Muito obrigado pela lembrança!
    Boa sorte e sucesso com seu novo site! Grande abraço 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário